Eu fui para o Chile no começo de Agosto com uma amiga que é a minha companheira de todas a viagens que invento. Na verdade, no primeiro momento iria para Portugal, mas o valor da passagem para Europa é uma coisa ABSURDA, então o Chile foi a melhor opção. E acabou sendo uma escolha fantástica, pois amei cada dia dos 7 que passei por lá.
Infelizmente eu fui em um época de um inferno atípico no Chile e por isso não peguei as temperaturas muito baixas e também não tinha tanta neve como o habitual para agosto, mas mesmo assim a experiência de ver neve pela primeira vez foi fascinante.
Neste post resolvi escrever como separamos nosso roteiro de 7 dias para o Chile e os detalhes do que aconteceu em cada dia. Para nós a viagem começa meses antes, pois somos super organizadas e montamos uma planilha no excel e lá colocamos os principais pontos, como passagem, seguro viagem, hospedagem etc... E vou confessar que amo tanto essa parte da organização que sempre sou a responsável por organizar as viagens.
Compramos as passagens pela companhia área Jetsmart que é uma companhia Low Cost que você consegue viajar bem mais barato, mas não tem tanto luxos. De hospedagem pegamos um Hostel em Providência chamado "Atacama Backparker" tinha uma senhorinha no hostel super simpática (e até um pouco fofoqueira hahah) que nos ajudou bastante e inclusive nos emprestou o cartão BIP que é o cartão de metrô de Santiago, só carregamos e andamos pela cidade inteira. O seguro viagem não é obrigatório, mas achamos melhor comprar mesmo assim e contratamos um super barato pela "seguros promos "
Enfim, vamos falar sobre dia a dia da nossa viagem:
Dia 01 - Chegada
Chegamos no Chile por volta das 16:00 na verdade era para termos chegado às 14:35, mas o voo atrasou. Além disso, quando chegamos em Santiago houve um problema para aterrizar e por isso ainda ficamos alguns minutos no ar, o que me causou um certo de pânico, mas ficou tudo bem no final. Passamos pela imigração sem problemas, o senhor que nos entrevistou foi até bem simpático e como preenchemos o SAG (que é um formulário da policia agrária do Chile em que você informa se está entrando com alguma coisa de origem animal) online foi super tranquilo pois passamos direto. Tinhamos fechado também uma ida de tranfer com a empresa Transvip e fomos atendidas super rápido. Chegamos no Hostel às 17:35 e estavamos mortas de cansaço, saimos apenas para jantar em um restaurante que ficava ao lado do Hostel e aproveitamos e temos uma volta pelo bairro. Providência é um local bem tranquilo e limpo, sério, fiquei impressionada com as ruas limpas do bairro é um lugar que moraria com certeza!
Dia 02 - City Tour
Depois de descansadas finalmente foi o dia de conhecer Santiago. Começamos o dia tomando um café da manhã na cafetaria da Alice no pais das Maravilhas, lugar fantástico que super recomendo colocar no roteiro. Depois fizemos o city tour pelo centro conhecendo os pontos principais. Fizemos também uma visita guiada pela "La casa de la moeda" onde trabalha o presidente e seus ministros e conhecemos a história politica do Chile. Passamos pela praça das bandeiras, pela Plaza das armas e cadetral metropolitana. Visitamos também o Cerro Santa Lucia que tem uma visão maravilhosa da cidade. Terminamos o dia no Skyscostanera que inclusive por ter sido o mês do meu aniversário conseguimos usufruir de uma promoção, onde você comprava um ingresso por dois. O local realmente tem uma vista magnífica e precisa entrar no seu roteiro de viagem.
Dia 03 - Portilho
O dia 03 foi dedicado unicamente a Portilho. O passeio foi realizada pela empresa Bora pro Chile. A viagem até lá foi excelente fomos com o guia Gabriel o @cariocanochile e o passeio com ele é perfeito, posso afirmar com CERTEZA que ele é o melhor guia de todos. Porém, Portillo foi um pouco decepcionante para mim, o passeio até lá foi excelente pelas informações e o piquenique que fizemos no final, mas quando chegamos em Portillo não foi possivel chegarmos mais perto da Laguna del Inca e tivemos que ficar bem distante admirando a paisagem que de fato é deslumbrante . Acredito que o que mais vale a pena no passeio é o piquinique no final, as paradas que vamos fazendo no caminho e claro a atenção especial do guia e só por isso recomendo ir a Portilho.
Dia 04 - Vale Nevado
E no dia 04 tivemos mais um passeio pela Bora pro chile, dessa vez fomos até a estação de Ski Vale Nevado. Nossos planos iniciais era ir para o parque Farrelones que é mais indicado para quem, assim como eu não sabe esquiar, mas no período em que fizemos nossa viagem o parque estava fechado por falta de neve. Vale nevado é indicado se você já sabe esquiar ou quer se arriscar no ski, caso não for o seu caso, prefira outros parques, pois senão ficará como eu, sentada lá fazendo vários nadas, só admirando a paisagem e tirando várias fotos, pois o parque não tem outras alternativas a não ser o Ski. Pelos menos as fotos desse dia valeu a pena pela paisagem e a iluminação maravilhosa.
Dia 05 - Viña del Mar e Valparaiso
Escolhemos o dia 05 para fazer o tour pelas duas cidades litorâneas do Chile, dessa vez escolhemos fazer esse passeio por conta e foi super fácil chegar lá sozinhas. Fomos até a estação de trem Parrijos e lá pegamos um ônibus até Valparaiso que é uma viagem em torno de 1 hora e meia. Em Valparaiso sofremos um pouquinho, pois nos perdemos na cidade e acabamos entrando na periferia e eu fui quase atacada por dois cachorros, além disso o dia estava chuvoso o que fez piorar a nossa situação.Mas, no fim chegamos nas ruas grafitadas e admiramos as artes pintadas nas paredes e nas escadarias. Saindo de Valparaiso pegamos um trem até Viña del mar e foi ai que achei super diferente pois a estação de trem ficava DENTRO DE UM SHOPPING isso mesmo, LITERALMENTE DENTRO DE UM SHOPPING. Vinã del mar é uma cidade mais "bonitinha" comparada a sua irmã Valparaiso. Vimos o relógio de flores, a praia, o museu e acabei entrando em uma livraria e comprando dois livros em espanhol sem nem ao menos saber falar espanhol direito.
Dia 06 - Cerro san cristobal e Teleférico
Domingo optamos pela tranquilidade, de manhã cada uma foi para a sua igreja, eu fui para missa e ela para o culto e depois no encontramos no teleférico no parque metropolitano. Uma dica importante se você for, faça a compra dos seus ingressos ONLINE senão você vai enfrentar uma fila enorme! E também vale a pena comprar o ingresso completo com teleférico, ônibus e funicular, pois assim você consegue aproveitar tudo e ver cada parte do parque pois ele é imenso. Lá dentro você consegue visitar o Cerro San cristobal e também o Santuário da Imaculada Conceição que se você for católico vale muito a pena conhecer!
ATENÇÃO: O Teleférico não abre as segundas-feiras, então tente se programar para ir em outro dia da semana.
Dia 07 - Vinícola Undarraga
No nosso último dia terminamos da melhor forma, tomando vinho às 10:00 da manhã. Dedicamos o dia para conhecer alguma Vinícola em Santiago, pois o Chile é conhecido como um dos melhores produtores de vinho e como uma boa apreciadora de vinho não podiamos deixar esta oportunidade para trás Escolhemos a Vinícola Undurraga e foi com certeza a melhor escolha que fizemos, pois você não encontra vinhos da Undurraga nos supermercados aqui do Brasil, porém encontra em qualquer lugar vinhos da Concha y toro que é a maior vinícola do Chile. Nos sentimos super exclusivas em experimentar e comprar vinhos da Undarraga. O passeio foi super divertido pois o guia fazia diversas piadas que alegravam a todos. Inclusive só tinha brasileiros no passeio!
IMPORTANTE: Deixe para comprar seus vinhos dentro da Vinícola, pois costuma ser mais barato do que nos supermecados.
Chile não foi a minha primeira escolha, mas valeu cada dia passado por lá e deixo aqui no final algumas curiosidades e dicas para vocês:
1- Você tem que pagar os banheiros públicos, até nos shoppings os banheiros são pagos. Só encontramos banheiros gratuitos no parque metropolitano.Para usar qualquer um dele você tem que pagar em torno de 500 pesos chilenos o que achei um absurdo.
2 - Eles abrem muito tarde, se você decidir acordar cedo você não irá achar nada aberto. Parece que tudo começa depois das 08:00 talvez seja porque o o sol nasça tarde, pois ele nasce só depois das 07:00.
4 - Quando for para Vale nevado leve um lanche e água, pois lá tudo é muito caro e tem filas enormes e não vale a pena.
5 - E falando em comida o Chile é muitoooo caro para comer, cada refeição é tipo um rim que você deixa por lá! Vão preparados para gastar muito se quiser comer bem.
E ai você pretende ir para o Chile? Esse post te interessou ? Comenta aqui embaixo se você já foi ao Chile e o que achou de lá.
Comments