top of page
Foto do escritorGrazieliAnjos

Os 5 melhores livros de Jane Austen


Eu sou uma apaixonada pelas obras de Jane Austen e por todo o período vitoriano da cultura inglesa, apesar de Jane Austen não fazer parte oficialmente desse período literário eu ainda a coloco com referência para mim.


E por isso resolvi separar os 5 melhores livros dessa autora que revolucionou a literatura britânica.



1º - Persussão


Anne Elliot, filha de um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso e inteligente, mas sem conexões familiares importantes. Obedecendo à recomendação da sua família, Anne sacrifica então seu grande amor por conveniências sociais, e, ao fazê-lo, fecha-se para novos relacionamentos, recusando inclusive uma proposta de casamento. Oito anos depois, Frederick, agora mais velho e rico, ressurge, abalando a ordem estabelecida e a paz familiar.


*Sinopse retirada da amazon*


Talvez vocês estejam cansados de ouvir eu falar que Persussão é meu livro favorito de Jane Austen, mas acontece que ele é perfeito! Acredito que pelo fato de ter sido o último livro finalizado da autora, sua escrita traz uma maturidade imensa nos temas tratados. Vemos uma personagem principal cheia de arrependimentos, mas hoje decidida a tomar as rédeas da própria vida. Acompanhamos os pensamentos de Anne e sua frustrações e estar dentro de sua mente é um grande ganho para o livro, pois nos faz entender e ter uma grande empatia pelo sofrimento da personagem. O interessante na obras de Jane é ver como a maioria de suas personagens é o ponto "diferentão" da familia e com Anne não é diferente, assim como vemos Elizabeth bennet em Orgulho e preconceito contrariando os familiares, Anne ao ver a vida de uma forma contrária ao resto da familia, vai ao lado oposto deles e por isso muitas vezes sente-se perdida. O autoconhecimento de Anne e a felicidade que ela encontra ao se libertar da opinião de seus familiares é o que mais me encanta neste livro, além claro, da melhor carta já escrita em um livro de romance!


2º - Orgulho e preconceito


Orgulho e precoceito gira em torno da familia Bennet composta por marido, mulher e 5 filhas. A senhora Bennet é obscecada por casamento e por casar bem as 5 fillhas. Enquanto Elizabeth não está nenhum um pouco se importando com casamento. Mas tudo muda quando ela conhece Mr Darcy.

*Sinopse retirada da amazon*


Talvez seja o livro mais conhecido, aclamado e adaptado da autora. Sem sombra de dúvidas Mr Darcy e Elizabeth Bennet merecem todo o hype em cima deles. Porém, confesso que persuassão ainda ganha muito mais meu coração! Inclusive, ao contrário de Persuassão nós vemos em Orgulho e preconceito uma protagonista cheia de personalidade que não se deixa ser convencida a fazer nada que não queria. Mesmo recebendo uma proposta de casamento de um homem rico, ela não pensa duas vezes ao nega-lo quando percebe que ele desmerece a sua familia. Mesmo que ela tenha uma visão de mundo completamente diferente da mãe e irmãs, ela protege todos os familiares com grande garra e aqui, vemos mais uma vez esse tema de diferenças familiares sendo tratado em uma obra de Jane Austen.



3º - Emma


Emma Woodhouse, bonita, inteligente, rica e solteira, está perfeitamente feliz com sua vida e não vê necessidade de se apaixonar ou de se casar. Nada, no entanto, a agrada mais do que interferir na vida romântica dos outros. Mas quando ela ignora as advertências do sr. Knightley e tenta arranjar um marido para sua amiga e protegida Harriet Smith, seus planos ― tão cuidadosamente elaborados ― não saem como ela imaginava.

*Sinopse retirada da amazon*


Está aqui um livro que eu simplesmente tenho um certo ranço da protagonista, pois Emma é o retrato fiel da menina rica e mimada que acha que tudo tem que ser exatamente da forma que ela quer. Emma, tem uma história interessante e acredito que seja a maior obra que Jane Austen escreveu, porém não consigo sentir tanta simpátia pelo casal principal, a verdade é que acho os dois meio chatos e sem quimica. Acho muito estranho ele ser tão mais velho do que ela, apesar de saber que na época era algo normal. Mas, apesar de todo o ranço por Emma, não podemos negar que a obra tem seus ganhos e é muito prazeroso acompanhar toda a trajetoria de amadurecimento da personagem. Vê-la enxergar a vida de uma nova perscpectiva e entender que o mundo não gira ao redor dela nos faz olhar para nós e reconhecer nosso próprio egoismo.





4º Masfield Park


Em “Mansfield Park”, Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, e aparenta ser uma menina doce e diz "sim" a todos os caprichos de seus tios e primos. Austen, no entanto, mostra mais uma vez porque merece as honras que recebeu: apesar da aparência frágil, Fanny concentra em si diversos conflitos da alma humana, mostrando-se uma personagem forte e profunda que certamente cativará leitores de diversas idades e contextos sociais. Recheado de dissimulação, “Mansfield Park” revela a sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes peculiares e muitas vezes aprisionadores.


*Sinopse retirada da amazon*


Ler Masfield Park , da um mix de sensação, uma mistura de raiva e frustração, pois é jogado em nossa cara como há uma diferença social enorme e que no fim não importa sua educação ou como você foi criado, o que importa para a sociedade é de onde você veio e quem é sua familia. O sangue nobre é muito mais importante a qualquer outra coisa e por isso, Fanny é trata diferente que seus primos e primas. Fanny, foi para a casa dos tios ainda muito nova, pois lá ela teria uma "vida melhor", mas na verdade é que apesar de ser da mesma familia, a personagem é tratada como um mera empregada por sua tia. Mesmo Fanny amando Edmundo ela não se sente boa o suficiente para ele por conta das condições sociais de sua familia. Em Masfield Park, Jane Austen joga em nossa cara a hipocrisia da época e sua luta infundada por status.





5º A abadia de Northanger


Catherine Morland, uma jovem ingênua e leitora voraz, vai passar um período longe de sua pacata vida rural. Aos dezessete anos, a moça começa sua temporada em Bath — importante área litorânea frequentada pela elite da Inglaterra — cheia de expectativa. É lá que ela conhece os personagens que farão de seus sonhos realidade: ela é convidada para se hospedar em uma abadia.

A antiga construção pode ter tudo que Catherine sempre imaginou, mistério, um passado sombrio e o vislumbre de um amor.

*Sinopse retirada da amazon*


Nesta obra de Jane Austen o personagem principal é a inocência. Pois, o casal principal,tem uma inocência e doçura sem igual, eles são de fato perfeitos um para o outro. Catherine é tipo eu e você, uma leitora voraz que se deixa levar pelas histórias que lê, mas ela entra de cabeça nessas histórias e acaba confundido o mundo real com a ficção e por isso acaba se metendo em momentos constragedoras por deixar sua imaginação te levar a confundir tudo o que vê. Este livro tem aquela sensação gostosa de coração quentinho, pois a doçura dos personagens faz a gente suspirar com cada interação deles.



E ai você concorda com a minha lista ? Tem algum livro que colocaria no lugar de algum deles? E qual seria a sua lista de Top 5 de Jane Austen? Me conta aqui nos comentários.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page